domingo, 6 de agosto de 2017

Quais as melhores versões do Linux para usuários Iniciantes

Hoje quero dividir com vocês a minha experiencia com sistemas Linux, já sou usuário a bastante tempo e ao longo dos anos o Linux se tornou umas das minhas maiores paixões na informática, devido os últimos acontecimentos do mercado, vemos uma explosão de excelentes distribuições de fácil configuração e manutenção. Quero aqui nesse post falar brevemente das distribuições mais indicadas para quem quer iniciar nesse mundo, e que esse post se torne um local de troca de informações e experiencias de iniciantes desse maravilhoso mundo.


1 -Ubuntu.


Não tenho como não começar falando dessa Distro(abreviação para distribuições linux) que é tão famosa e ilustre, o nosso queridíssimo Ubuntu. o Ubuntu revolucionou o mercado de SO's, é de longe a mais utilizada versão linux, baseada em Debian é muito fácil de utilizar e dar manutenção, tem a maior comunidade ativa de usuários na internet e isso faz com que qualquer duvida do usuário seja facilmente solucionada com uma breve pesquisa pelos fóruns especializados.
Muito utilizada corporativamente devido suas atualizações regulares e estabilidade do sistema.
Tem uma gama enorme de aplicativos compatíveis e vem com uma loja de aplicativos que facilita a instalação e procura de aplicativos.

2 -Fedora.


O Fedora é talvez a distro preferida entre os usuários mais hardcores de linux, o Fedora é propriedade da Red Hat, e tem como objetivo manter-se suportada pela comunidade e a Red Hat, o Fedora tambem tem a intensão de se manter na vanguarda dos SO's e por isso sempre aposta em tecnologias mais atuais do mercado, essa distro já tem uma reputação consolidada de aposta na inovação e integração com as mais novas tecnologias do mercado, então se voce gosta de novidade essa é a sua Distro.
O ponto mais forte do Fedora é o suporte da comunidade, o que facilita na entrada de novos usuários do sistema.
A distro ainda conta com o Fedora Gira, uma distribução que vem com conjuntos especificos de softwares, oferecendo ambientes de trabalho ou para interesses especificos, tais como jogos, segurança, design, computação cientifica e robótica.

3 -Mint.


Essa é a distro que mais cresceu no numero de usuários nos últimos anos. Ela é baseada no Ubuntu, e compartilha com ela os repositórios, além de ter seus próprios, essa distro se destaca por ser muito completa, e estável, compatível com quase todos os softwares distribuídos para Debian, é muito simples de utilizar e fazer a manutenção, muito estável não é de se espantar de porque ela vem ganhando tanto espaço entre os usuários mais experientes, compartilhando a comunidade de usuários com o Ubuntu, ela já nasce com um suporte forte. Ela se destaca também pelo suporte a tecnologias que outas distribuições não dão tanta atenção, um exemplo disso é o Java.


4- Linux Lite Os.


O Linux Lite OS, é a versão linux mais amigável para usuários iniciantes, é a mais leve entre as distribuições mais completas, é claro que existe distros mais leves, mas nem de longe são tão completas quanto o "LLOS", inicialmente ela tem intenção de ganhar usuários de windows, e tem um funcionamento e o desktop muito semelhante, facilitando na migração desse tipo de usuário, é na minha opinião a melhor versão para iniciar a migração de usuários entre plataformas, principalmente entre aqueles menos maleáveis.


5- FreeBSD.


O FreeBSD é de longe a versão menos indicada para usuário iniciantes dessa lista, porém é a versão mais compatível dentre as dessa lista, funciona com muitos tipos de arquiteturas de processamento, entre elas, i386, amd64, IA-64, arm, MIPS, powerPC, ppc64, PC-98 e UltraSparc. E por isso coloquei ela nessa lista, pois dependendo do hardware do usuário essa é a versão mais amigável para o iniciante. Essa distro também é muito robusta, com baixos níveis de bugs, alem de ter atualizações consistentes e não tão frequentes, o que encoraja o usuário corporativo devido sua estabilidade.

5- CentOS.


O CentOS de fato não é uma distribuição, ela se caracteriza por um grupo ou comunidade de usuários que não precisa de um apoio comercial para manter o sistema em operação. O CentOS é 100% uma reconstrução do Red Hat Entreprise, porem em plena conformidade com os requisitos de re-distribuição da Red Hat. Essa é a versão mais indicada para a classe empresarial que precisa de um sistema estável e não querem arcar os custos de um Red Hat.

6- OpenSuse.


O OpenSuse é a distro não ubuntu mais simples da lista, ela se caracteriza por ser o inverso do CentOS, pois é mantida por uma comunidade comercial muito expressiva, patrocinada pela SuseLinux e outras companhias, o projeto tem como objetivos: Manter-se o mais fácil de usar, para que qualquer um possa utilizar tudo o que um Linux tem a oferecer,  manter e incentivar a colaboração entre os usuários, para a distribuição ser a mais usável dentre todas as distribuições e manter o projeto simples para desenvolvedores e distribuidores de softwares.

7- PCLinuxOs.


O PCLinuxOs era a distribuição mais popular entre os usuários iniciantes do Linux na ultima década, perdeu o posto para o Mint e o Ubuntu, inicialmente era baseada no Mandriva, mas deixou de ser após a popularidade dos concorrentes e migrou para base independente, é leve e simples, no site da distribuição é possível encontrar um mini-pc customizado para a distribuição, também é muito popular entre usuários de placas de som devido a sua compatibilidade com esse tipo de hardware. Ainda continua popular e esta entre as 15 distribuições mais utilizadas no mundo.

Minhas considerações.

Tentei nesse post não me aprofundar em questões técnicas pois o interesse desse artigo são usuários iniciantes, e por isso falei apenas do suporte, popularidade e estabilidade dos sistemas.
Eu iniciei minhas experiencia em linux com o SlackWare em 99, e por isso tive imensas dificuldades no inicio e por muitas vezes abandonei essa pratica, indo e voltando entre Linux e Windows, mas minha curiosidade sempre foi maior, até que conheci o Ubuntu 4.1 em 2004 e o amor foi a primeira vista, posteriormente com mais experiencia migrei para inúmeras versões de maior complexidade inclusive o SlackWare novamente,  por isso acredito que a escolha da primeira versão é primordial para a continuidade do usuário utilizar o Linux, antigamente não tínhamos tanto sabores e a comunidade não tinha o tamanho de hoje. Esta cada vez mais fácil migrar para o linux e os custos compensam os estudos.

Obrigado e até a próxima.

Acompanhe meu blog.

Curta no facebook realguilhermecristiano
Siga-me no Twitter @guipch
Siga no Twitter @ctecnologia
Inscreva-se no meu canal pessoal
Guilherme Cristiano

Acompanhe também meu blog pessoal
bloguilhermecristiano

Adicionando o blogger do google dentro do seu site via API.

Imagino que se você caiu aqui nesse post é porque já tem uma conta do google um um blog hospedado no serviço blogger , então vou direto ao a...